Tarifa de TED e seus investimentos: preste atenção!

Alguns detalhes passam despercebidos para investidoras iniciantes e podem atrapalhar os seus rendimentos. Entre eles estão a tarifa de TED que você paga (ou não) para transferir o dinheiro para sua corretora de investimentos.

Ok, calma! Vamos dar um passinho para trás!

Geralmente, os investimentos que os bancos oferecem cobram taxas de administração altas, rendimentos mais baixos ou quando essas duas condições são mais favoráveis, estão disponíveis apenas para os clientes com mais dinheiro para investir.

Logo, as oportunidades para investir mais vantajosas, especialmente para quem começa com pouco dinheiro, estão disponíveis nas corretoras independentes. Elas são como uma espécie de supermercado, cujas prateleiras estão repletas de produtos financeiros para você escolher.

Geralmente, abrir conta em corretora é um processo simples e você não paga nada para abrir e nem manter sua conta lá. Porém, para aplicar efetivamente, você precisa transferir o dinheiro que está em sua conta no banco para a conta da corretora.

E é aqui que está o detalhe!

Se você paga tarifa de TED, esse é um custo que, proporcionalmente, pode ser muito relevante quando investimos pouco dinheiro. Quando investimos valores mais altos, esse custo até dilui com o tempo. Mas mesmo assim, fugir desse custo é a melhor opção, sempre.

Aqui estão algumas alternativas que eu vejo hoje para escaparmos dessa pedra no sapato:

Pacote de serviços

Muitas vezes, o pacote de serviços que você já tem contratado no banco inclui uma, duas, ou até mais transferências para outras instituições. Vale a pena conferir os detalhes da sua cesta de serviços. E, se você já paga algum pacote mais caro, pode negociar com seu gerente que inclua pelo menos uma ou duas TEDs por mês. Boa sorte!

Contas Digitais

Desculpe decepcioná-la, mas as contas digitais que os bancos maiores ofereciam até algum tempo atrás, com isenção de mensalidade e de tarifas para TED e DOC, não existem mais. Quem abriu ou migrou na época, continua tranquilo. Mas hoje em dia Itau, Bradesco e Banco do Brasil não oferecem a novos clientes a opção dessas contas digitais que nos davam transferências gratuitas ilimitadas via canais eletrônicos. É uma pena!

Bancos Digitais

Estão surgindo alguns bancos digitais que não cobram tarifa para transferências. Um dos exemplos é o Banco Inter, mas há vários outros. Ele ainda oferece uma funcionalidade muito bacana que é o depósito em conta via boleto bancário. Ou seja, você pode emitir o boleto para você mesma, pagar, e assim estará depositando aquele valor em sua conta corrente. A partir de lá, TED gratuito pra onde você quiser.

Outra opção é a NuConta – a conta digital do NuBank. A partir da NuConta você também pode fazer TEDs ilimitadas. A NuConta também tem depósito via boleto!

Com certeza existem e ainda existirão várias outras opções para contornarmos o custo da transferência bancária para investirmos de maneira mais independente.

Vale a pena acompanhar o assunto e estar SEMPRE atenta para alternativas de reduzir seus gastos e melhorar a rentabilidade de suas aplicações.

Se você souber de outras alternativas, compartilha aqui com a gente!!!