Ganha bem e mesmo assim não tem dinheiro? Saiba por quê

Depois de certo tempo trabalhando com finanças, consigo afirmar sem nenhuma dúvida: sua suposta “falta de dinheiro” pouco tem a ver com sua renda. Se você é essa pessoa que sabe que não ganha mal, mas mesmo assim o dinheiro não sobra, senta aqui.

Precisamos conversar 🙂

N13ão te conheço, mas poderia chutar que muito um dos três motivos abaixo (ou dois ou os três ao mesmo tempo) pode explicar o que está acontecendo com você.

Caso se identifique com um ou mais deles, excelente! Esse pode ser o ponto de partida para você rever seus comportamentos e decidir mudar!

  1. Você nunca montou uma reserva;
  2. Você elevou seu estilo de vida (sofisticou seus hábitos) sempre na mesma proporção em que seu salário ia aumentando;
  3. Você não faz um acompanhamento muito preciso das suas despesas. Só sabe “mais ou menos” sobre suas despesas macro, mas não possui um sistema eficiente para detectar para onde vai seu dinheiro ao longo do mês todo

 

O que fazer agora?

Primeiro de tudo, não se culpe. A culpa, arrependimento e outras emoções negativas não ajudam. No lugar da culpa, assuma a responsabilidade! Tome para si o fato de que depende de você, e somente de você, escrever outra história.

Depois, decida mudar. Ataque os tópicos acima. Apenas um deles, se você achar mais fácil assim. Ou todos ao mesmo tempo, colocando toda a sua energia nesse objetivo.

Por fim, acredite  que você tem um potencial enorme na sua vida financeira e é plenamente capaz de ter não só o equilíbrio de volta, mas muita prosperidade. Você só precisa aprender algumas coisas e estar aberta a sair da sua zona de conforto – tanto para a mudança de comportamentos quanto para ajustar sua forma de pensar a respeito do dinheiro.