Abrir conta em corretora para investir no Tesouro Direto

Abrir conta numa corretora de investimentos é primeiro passo pra você investir no Tesouro Direto (e participar do #desafiodoTesourinho). Caso não queira ler esse texto até o final, pode assistir a gravação da live que fiz hoje no Insta explicando a mesma coisa:

Obs: se você caiu aqui sem saber o que é o #desafiodotesourinho, entre aqui.

Pois é, só dá pra investir no Tesouro Direto por meio de uma corretora! E aqui há duas coisas para te tranquilizar:

  1. Quando você investe no Tesouro Direto, seu dinheiro não fica na corretora. Ele fica guardado na B3, em posse do próprio Tesouro Nacional. Mesmo que a corretora vá à falência, seu dinheiro está protegido (nesse caso, você seria convidada a transferir a custódia pra outra corretora e nada muda na sua aplicação).

  2. O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional (governo). Então, TANTO FAZ qual corretora você escolhe, porque todas as corretoras servem apenas como intermediárias. O Tesouro é o mesmo em qualquer lugar!!!

Esclarecimentos feitos (rs) você pode optar pela Rico, Inter, Easynvest, BTG Pactual, XP…

Essas são as que eu conheço pessoalmente. Mas, denovo, você pode escolher qualquer uma desta lista aqui.

Alternativa dentro do bancão

Você também pode, se quiser, abrir conta na corretora do bancão onde você já tem sua conta corrente. Eu não gosto muito dessa alternativa porque só de você estar em contato com o ambiente de uma corretora de investimentos independente já é um passo favorável pra caramba na sua trajetória futura de investir por conta própria na sua independência financeira.

Além disso, o bancão pode dificultar… o gerente pode querer te oferecer um título de capitalização… enfim… socorro!

Mas, se quiser, pode 🙂

Depois de você abrir sua conta na corretora, você vai transferir via TED os primeiros R$ 100, do primeiro investimento do #desafiodotesourinho

Atenção para o custo da TED!!!

Se você paga alguma tarifa para fazer essa TED, o investimento não vale a pena! Nesse caso, o que eu recomendo é que você abra uma conta num banco digital (tipo o Inter, que é um banco completo, ou a Nuconta).

Outra opção é, caso você pague alguma mensalidade de manutenção da sua conta corrente no seu bancão, você questionar lá se você possui ou pode possuir o direito a pelo menos 1 TED incluída no pacote por mês. Boa sorte nessa!

O que não dá é pra em pleno  2019 a gente ainda pagar TED, gente! Sério! Vai pra um banco digital e seja feliz! O Inter, por exemplo, também funciona como corretora e você nem precisaria transferir seu dinheiro para outra corretora. Maravilhoso.

Bom, é isso! Nosso próximo passo será investir mesmo. Execute essa primeira etapa – abir a conta na corretora e mandar o dinheiro pra lá – e a gente se vê na próxima 😉